4 de maio de 2012

Estilo Roberto Ribeiro

Na verdade, ele era Demerval Miranda Maciel. Era jogador de  futebol e apaixonado por samba. Na década de 60, saiu daqui, de Campos dos Goytacazes, deixando os pequenos clubes e foi pro Rio de Janeiro, tentar lugar em clubes maiores. O então "Demerval" chegou a treinar no Fluminense, mas acabou desistindo da carreira futebolística e ingressou na vida artística, passando a  cantar em programas de rádio. Foi aí que ele adotou o nome artístico de Roberto Ribeiro, conheceu grandes nomes da escola de samba Império Serrano e assumiu o posto de puxador da escola até 1981.
Mas desde a década de 70 que Roberto Ribeiro já vinha se destacando no meio musical, pelos sucessos Estrela de Madureira, Todo menino é um rei, Meu Drama, Acreditar, Vazio, entre outros. Todos os LPs gravados por Roberto Ribeiro foram altamente destacados nas paradas musicais.

Através de     seu timbre marcante, as interpretações de Roberto Ribeiro são únicas, além de se tornarem referências para os sambistas que vêm "nascendo" hoje.
Com seu ar descontraído, malandro, com sorriso sempre espontâneo, Roberto Ribeiro aparecia sempre com um visual (na minha opinião), muitas vezes, muito original para a época, pois trazia a elegância da velha escola aliada à naturalidade da vida popular.
Minhas pesquisas mostram a preferência do cantor pela cor branca, cortes de alfaiataria, ajustado ao corpo (muito usado na década de 70), sem perder a referência esportiva dos tempos de futebol. Na boa: um charme!
Eu já vi muitas fotos do Roberto Ribeiro extremamente elegante, mas esse vídeo aqui mostra exatamente o que eu tô falando. Atenção não apenas para o figurino, mas para o belíssimo samba de Nelson Rufino cantado aqui. Se chama Vazio,  um dos maiores sucessos de Roberto Ribeiro. Apaixonante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário